Quebra-Gelo

  •  A IMPORTÂNCIA DO QUEBRA-GELO
A primeira parte da reunião de uma célula é o "quebra-gelo". O "quebra-gelo" é de suma importância, principalmente quando o grupo é novo e as pessoas ainda não se conhecem bem. O seu objetivo é produzir um ambiente informal e não ameaçador. As perguntas de apresentação têm sido usadas como "quebra-gelo" por centenas de pessoas. Use-as quando o grupo for novo, ou sempre que houver visitantes.
Certa vez enquanto visitava uma igreja, um pastor me pediu que falasse de improviso sobre a importância do quebra-gelo na reunião da célula. Eu fiquei pensando: Como posso falar de quebra-gelo, sem começar com um?”
Só que naquela circunstância em que o pastor estava enfrentando sérios problemas na transição de sua igreja, o grupo que iria me ouvir estava extremamente sério e o pastor tenso, porque esquecera de providenciar o lanche para a comunhão que haveria no final da reunião.
Naquele momento me deu um branco total. Eu não conseguia me lembrar de nenhum quebra-gelo que se aplicasse àquela situação. Então comecei saudando os irmãos e falando-lhes: “Uma reunião boa, tem que ter pelo menos dois ingredientes: Comida e sorriso... Hoje nós vamos ter só sorriso”.
Todos caíram na gargalhado e a tensão do pastor pelo esquecimento do lanche foi quebrada imediatamente e eu pude ter a atenção deles pelos próximos minutos.
Se você for capaz de conjugar esses dois ingredientes, sempre haverá pessoas desejosas de participar de suas reuniões. Mas, se você não poder ter sempre comida, a partir de agora, não vai faltar quebra-gelo em suas reuniões.

  • OS DEZ MANDAMENTOS DO QUEBRA-GELO

1. Escolha o quebra-gelo de acordo com o grupo (jovens, adolescentes, adultos, crianças...).
2. Faça um rodízio, deixando um irmão responsável pelo "quebra-gelo" em cada reunião;
3. Não espere muito do "quebra-gelo"; a comunhão que ele produz é sempre superficial.
4. Não fique tentando fazer sempre uma conexão entre o quebra-gelo e a palavra que será compartilhada.
5. Não complique o quebra-gelo tentando encontrar sempre uma aplicação espiritual para ele.
6. Não tenha medo de repetir um quebra-gelo só porque você já o utilizou antes.
7. Não despreze o quebra-gelo, ele não é um tempo jogado fora.
8. Não use quebra-gelo que possam gerar constrangimento como desafios, com pessoas que você não conhece.
9. Não prolongue o quebra-gelo por mais de dez minutos na célula.
10. Não importa que tipo de reunião você fará. Ela será mais dinâmica se você fizer um quebra-gelo no início.


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Bombardeio de Perguntas
Divida o auditório em grupos contendo o mesmo número de pessoas e distribua-os pelos diferentes cantos da sala, cada grupo escolhe um representante.
Os membros do grupo se reúnem e escolhem algum objeto ou o nome de um personagem encontrado na Bíblia, que deverá ser adivinhado pelos outros. Cada representante vai, então, para um grupo diferente.Quando o representante de outro grupo chega no círculo, todos os membros do mesmo lhe dirigem perguntas, às quais só podem responder <sim> ou <não>, <eu não sei>. O grupo que descobrir o objeto ou o personagem escolhido bate palmas ruidosamente. Podem ser escolhidos novo representantes e o jogo recomeça.

ABC…
Formam-se dois ou mais grupos. Um dos Grupos inicia a brincadeira dizendo um verso que comece com a letra A, O outro da direita, diz logo a seguir, um versículo que comece com a letra B, e assim por diante. Se algum grupo não puder dizer um verso que inicie com a letra que lhe cabe, o próximo poderá dizê-lo, ganhando assim o ponto. Quem marcar menos pontos, paga prenda.

Adivinhe quem é
Você deverá escolher personagens biblicos e tentar fazer com que os participantes, descubram quem ele é, somente representando suas características ou fatos relacionados a eles, através do uso de mímica (não vale escrever nada, nem falar). Quem souber, vai acumulando pontos.
Exemplos: Noé (arca), Jonas(baleia), Davi(Golias), Daniel(Leões), Salomão (templo), Elias (carro de fogo), Gideão (porção de lã), Sansão (cabelos compridos), Josué (trombetas), José (túnica de várias cores), Judas…

Onde se encontram?
Cada um dos participantes tem em mãos uma Bíblia e uma folha de papel onde os seguintes assuntos (ou quaisquer outros) estão escritos:
1. Abraão oferece Isaque Gênesis 22
2. Conversão de Saulo Atos 9
3. Davi e Golias I Samuel 17
4. Sansão e Dalila Juízes 16
4. Adão e Eva Gênesis 3
5.José e sua túnica Gênesis 37
6. Moisés na cesta de juncos Êxodo 2
7. Noé entra na arca Gênesis 7

Separe os versos
Escolha vário versos da Bíblia e escreva-os em um parágrafo sem pontuação, de maneira a parecerem uma só frase, embora estranha e sem sentido. Dê a cada participante (ou casal), uma cópia destes versos, para ver quem poderá mais rapidamente pontuá-los corretamente. Damos, a seguir, um exemplo:
E tornando a inclinar-se escrevia na terra vós julgais segundo a carne eu a ninguém julgo mas Pedro o levantou dizendo levanta-te que eu também sou homem e libertados do pecado fostes feitos servos da justiça em Cristo digo a verdade não minto porque também o corpo não é um só membro mas muitos no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
E tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Vós julgais segundo a carne, eu a ninguém julgo. Mas Pedro o levantou, dizendo: levanta-te, que eu também sou homem. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Em Cristo digo a verdade, não minto. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

De que se trata ?
Os participantes recebem uma lista semelhante a que damos abaixo como exemplo e procuram descobrir a natureza ou a categoria dos grupos de nomes:
1. Hermon, Sinai, Nebo Montanhas
2. Gerah (Gerá), talentos, dracmas Dinheiro
3. Salomão, Saul, Belsazar Reis
4. Crisolita, berilo, jacinto Pedras preciosas
5. Adar, Zife, Bul Montes
6. Samuel, Débora, Gideão Juízes
7. Bom samaritano, Filho pródigo, Dez virgens Parábolas
8. Jordão, Eufrates, Guisom Rios
9. Dã, José, Benjamin Filhos de Jacó
10. Emanuel, Cordeiro, Messias Nomes de Cristo
11. Belial, Belzebu, Serpente Nomes de satanás
12. Oráculos, Escrituras, O Livro Nomes que designam a Bíblia

Palavras que começam com a letra…
Monte Homem da Bíblia Mulher da Bíblia Cidade Rio
Entregue a cada participante uma folha com colunas e linhas (vide exemplo acima).  Escolha uma letra, como por exemplo letra E . Todos deverão tentar escrever o nome de um monte que comece com a letra E, bem como o nome de um homem da Bíblia que comece com E, e assim por diante. Quem terminar primeiro cada letra, vai marcando pontos. Determine o número de pontos que fará com que um participante seja declarado vencedor.

Perguntas e Respostas
Dois pedaços de papel e um lápis são dados a cada um, que deverá escrever uma pergunta bíblica em um dos pedaços de papel, colocando a resposta correta em outro. As perguntas são colocadas numa cesta, e as resposta, noutra, sendo redistribuído, depois, a cada participante um papel de cada cesta. Alguém começa lendo a pergunta recebida, e a pessoa que tem a resposta certa deverá levantar-se e lê-la dentro de trinta segundos. Se não o fizer, qualquer que saiba poderá responder, e quem tiver o papel com a resposta pagará uma prenda. O jogo continua, fazendo a nova pergunta sempre quem tiver a resposta anterior.


1 - a de Deus que transforma.

Objetivo: Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas.Material: uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma esponja e uma vasilha com água.
Descrição: Primeiro se explica que a água é a palavra de Deus e que o objeto somos nós, depois se coloca a água na vasilha, e alguém
mergulha o isopor, após ver o que ocorre com o isopor, mergulhar o giz, depois a vidro de remédio e por último a esponja. Explicar que a água é a Palavra de Deus e os objetos somos nós. Dê um objeto para cada pessoa. Colocar 1º a bolinha de isopor na água. Refletir: o isopor não afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus? Somos também impermeáveis?Mergulhar o giz na água.
Refletir: o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós? Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda a água que ele se encheu. Refletir: o vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo. E nós ? Mergulhar a esponja e espremer a água.
Refletir: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela
continua molhada. Iluminação Bíblica: Is 40,8 ; Mt 7,24 ; 2Tm 3,16


02- A troca de um segredo

Participantes: 15 a 30 pessoasTempo Estimado: 45 min.Modalidade:
Problemas Pessoais.Objetivo: Fortalecer o espírito de amizade entre os membros do grupo.Material: Lápis e papel para os integrantes.Descrição: O coordenador distribui um pedaço de papel e um lápis para cada integrante que deverá escrever algum problema,
angústia ou dificuldade por que está passando e não consegue expressar oralmente. Deve-se recomendar que os papéis não sejam identificados a não ser que o integrante assim desejar. Os papéis devem ser dobrados de modo semelhante e colocados em um recipiente no centro do grupo.
O coordenador distribui os papéis aleatoriamente entre os integrantes.
Neste ponto, cada integrante deve analisar o problema recebido como se fosse seu e procurar definir qual seria a sua solução para o mesmo. Após certo intervalo de tempo, definido pelo coordenador, cada integrante deve explicar para o grupo em primeira pessoa o problema recebido e solução que seria utilizada para o mesmo. Esta etapa deve ser realizada com bastante seriedade não sendo admitidos quaisquer comentários ou perguntas. Em seguida é aberto o debate com relação aos problemas colocados e as soluções apresentadas.
Possíveis questionamentos:- Como você se sentiu ao descrever o
problema?- Como se sentiu ao explicar o problema de um outro?- Como se sentiu quando o seu problema foi relatado por outro?- No seu entender, o outro compreendeu seu problema?- Conseguiu pôr-se na sua situação?- Você sentiu que compreendeu o problema da outra pessoa?- Como você se sentiu em relação aos outros membros do grupo?-
Mudaram seus sentimentos em relação aos outros, como  conseqüência da dinâmica?

03- Afeto.

Participantes: 7 a 30 pessoasTempo Estimado: 20 minutos
Modalidade: Demonstração de Afeto.Objetivo: Exercitar manifestações de carinho e afeto.Material: Um bichinho de pelúcia.Descrição: Após explicar o objetivo, o coordenador pede para que todos formem um círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante deve demonstrar concretamente seu sentimento (carinho, afago, etc.).
Deve-se ficar atento a manifestações verbais dos integrantes. Após a
experiência, os integrantes são convidados a fazer o mesmo gesto de
carinho no integrante da direita. Por último, deve-se debater sobre as
reações dos integrantes com relação a sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram.

04- Varinhas que não quebram.

 Material: Um feixe de 16 varinhas (podese
usar palitos de churrasco)Utilidade pastoral: União do grupo. A fé
como força que pode agregar, unir e dar resistência às pessoas.1. Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente).2. Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco mais difícil).3. Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se não conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.4. Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.5. Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.

05- Dinâmica da bala.

Participantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade: Avaliação dos Integrantes.Objetivo: Abordar pontos positivos e negativos individuais dos integrantes do grupo.Material: Balas de cereja (com sabor azedo) e bombons na proporção de uma de cada tipo para cada integrante do grupo.Observações: Nada impede que o número de balas e bombons seja aumentado ou que os mesmos sejam
novamente utilizados durante a dinâmica, opção do coordenador. Esta dinâmica é mais indicada para grupos homogêneos em termos de laços de amizade.Descrição: O coordenador deve distribuir as balas e bombons para os integrantes do grupo. Cada integrante deve distribuílos do seguinte modo:- O bombom é dado a uma pessoa que tenha feito algo positivo que tenha chamado a atenção do integrante.- A bala azeda é dado a uma pessoa que tenha agido de maneira que tenha entristecido a pessoa que deu a bala ou alguma outra pessoa.A distribuição não deve apresentar nenhuma ordem em especial, sendo totalmente espontânea.
Uma bala ou bombom pode ser dado a alguém que já tenha recebido
outra do mesmo tipo. Os integrantes podem dar balas ou bombons para si próprios. A apresentação correspondente às balas azedas deve ser feita com sinceridade, mas também com muita sensibilidade para que a pessoa, sem ser ofendida, possa rever algumas de suas ações.

06- Semeando a amizade.

Participantes: 7 a 15 pessoasTempo
Estimado:30 minutosModalidade: Amizade.Objetivo: Lançar boas semente aos amigos.Material: Três vasos, espinhos, pedras, flores e grãos de feijão.Descrição: Antes da execução da dinâmica, deve-se realizar a leitura do Evangelho de São Mateus, capítulo 13, versículos de 1 a 9. Os espinhos, as pedras e as flores devem estar colocados cada qual em um vaso diferente. Os vasos devem estar colocados em um local visível a todos os integrantes. Nesta dinâmica, cada vaso representa um coração, enquanto que grãos de feijão, representam as sementes descritas na leitura preliminar. Então, cada integrante deve semear um vaso, que simboliza uma pessoa que deseje ajudar, devendo explicar o porquê de sua decisão. Pode-se definir que as pessoas citadas sejam outros integrantes ou qualquer pessoa. Além disso, se o tempo permitir, podese utilizar mais que uma semente por integrante.

07- Presente de amigo.

Participantes: 10 a 30 pessoasTempo
Estimado: 30 minutosModalidade: Avaliação dos IntegrantesObjetivo: Enaltecer qualidades dos integrantes do grupo.Material: Lápis e papel para os integrantesDescrição: O coordenador divide o grupo em subgrupos de quatro a seis integrantes e, em seguida, expõe o seguinte: "Muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria para alguns integrantes do grupo." Prosseguindo, o coordenador convida os integrantes para que escrevam mensagens para todos os integrantes de seu subgrupo. As mensagens devem ser da seguinte forma:- Provocar sentimentos positivos no destinatário com relação a si mesmo;- Ser mais específicas, descrevendo detalhes próprios da pessoa ao invés de características muito genéricas;-
Indicar os pontos positivos da pessoa dentro do contexto do grupo;- Ser na primeira pessoa;- Ser sinceras;- Podem ser ou não assinadas, de acordo com a vontade do remetente.As mensagens são dobradas e o nome do destinatário é colocado do lado de fora. Então elas são
recolhidas e entregues aos destinatários. Depois que todos tiverem lido as mensagens, segue-se à conclusão da dinâmica com um debate sobre as reações dos integrantes

08- A viagem.

Objetivo: Definir as prioridades pessoais.Material: Papel e
caneta para cada integrante.Descrição: O coordenador pede para que
cada pessoa escreva cinco sonhos pessoais de cada um. E começa a
dizer: Lembrando que esse sonhos serão nossa bagagem de uma viagem muito especial, a viagem da nossa vida, iremos para outro país, numa longa jornada.Com nossos sonhos em mãos e saindo de casa temos nossa primeira dificuldade, nem todos os nosso sonhos cabem no carro que vai nos levar, assim temos que abandonar um. Qual deles seria?Seguindo viagem, nosso carro quebra e temos que seguir a pé, mas devido ao peso das nossas bagagens temos que deixar outra de lado, ficando somente com três. Qual sonho foi abandonado?Em nossa caminhada nos deparamos com um cachorro que começa a corre atrás de nós para nos atacar, e para podermos escapar de uma mordida temos que deixar outro sonho, ficando com dois sonhos. Qual sonho ficou para trás?Após um caminho tortuoso até a entrada no outro país, encontramos uma alfândega onde somos barrados e temos que seguir somente com uma mala, qual sonho deixamos? Qual o nosso maior sonho que nunca abandonamos?Para o plenário:O carro cheio representa a nossa família e ou amigos que nos fazem desistir de alguns sonhos. O peso das malas representa o tempo no qual tentamos realizar esse sonho que pelo cansaço desistimos. O cachorro tem conotação de perseguição, assim como Jesus disse que seus discípulos seriam perseguidos, isso é uma purificação e finalmente a alfândega que significa a porta dos céus, nossa última passagem antes de assumir um único sonho para nossa vida inteira.Qual hora foi mais difícil para abandonar um sonho?O que me motiva durante as dificuldades?Que retribuição devo esperar se seguir corretamente todos os meus passos nesta viagem?qual a retribuição que Deus deu para mim?

09- A maca.

Objetivo: Avaliar nossos laços de amizadeMaterial: papel e caneta para cada umDescrição: Primeiro se lê o texto base do
evangelho: a cura do paralítico que é levado pelos seus amigos. (Lc
5,17-26: Mc 2,1-12; Mt 9,1-8). Assim coordenador distribui a folha e
caneta para todos, e pede para que cada um desenhe uma maca em sua folha. e na ponta de cada braço cada um deve escrever o nome de um amigo que nos levaria a Jesus. Depois pede-se para desenhar outra maca e no meio dela colocar o nome de quatro amigos que levaríamos para Jesus.
Plenário: Assumimos nossa condição de amigo de levar nossos amigos até Jesus?Existem quatro amigos verdadeiros que se tenham comprometido a suportar-me sempre?Conto incondicionalmente com quatro pessoas para as quais eu sou mais importante de o que qualquer coisa?Tenho quatro pessoas que me levantam, se caio, e corrigem, se erro, que me animam quando desanimo?Tenho quatro confidentes, aos quais posso compartilhar minhas lutas, êxitos, fracassos e tentações?Existem quatro pessoas com quem eu não divido um trabalho e sim uma vida?Posso contar com quatro amigos verdadeiros, que não me abandonariam nos momentos difíceis, pois não me amam pelo que faço, mas, pelo que sou?Sou incondicional de quatro pessoas?Há quatro pessoas que podem tocar na porta da minha casa a qualquer hora?Há quatro pessoas que, em dificuldades econômicas, recorreriam a mim?Há quatro pessoas que sabem serem mais importantes para mim, que meu trabalho, descanso ou planos?No trecho do evangelho observamos alguma coisas como?-
Lugar onde uns necessitam ajuda e outros prestam o serviço
necessário.- O ambiente de amor, onde os amigos carregam o mais
necessitado que não pode caminhar por si mesmo.- Os amigos se
comprometem a ir juntos a Jesus, conduzindo o enfermo para que seja curado por ele.- Deixar-se servir pelos irmãos- Uma vez curado, carregar o peso da responsabilidade.

10- Juventude e comunicação.

Objetivo: Criar comunicação fraterna e madura.Desenvolvimento: distribuir aos participantes papel e convidálos a fazer um desenho de um homem e uma mulher.Anotar na figura:Diante dos olhos: as coisas que viu e mais o impressionaram.Diante da boca: 3 expressões (palavras, atitudes) dos quais se arrependeu ao longo da sua vida.Diante da cabeça: 3 idéias das quais não abre mão.Diante do coração: 3 grandes amores.Diante das mãos: ações inesquecíveis que realizou.Diante dos pés: piores enroscadas em que se meteu.Colocar em plenário- Foi fácil ou difícil esta comunicação? Porque?- Este exercício é uma ajuda? Em que sentido?- Em qual anotação sentiu mais dificuldade? Por que?- Este exercício pode favorecer o diálogo entre as pessoas e o conhecimento de si mesmo? Por que?Iluminação bíblica: Marcos 7, 32-37

11- Jogo comunitário

Objetivo: Descontrair e ao mesmo tempo ajudar a memorizar o nome
dos outros participantes.Material: uma flor.Desenvolvimento: os
participantes sentam-se em círculo e o animador tem uma flor na mão.
Diz para a pessoa que está à sua esquerda : senhor... (diz o nome da
pessoa), receba esta flor que o senhor...(diz o nome da pessoa da
direita) lhe enviou...E entrega a flor. A pessoa seguinte deve fazer a
mesma coisa. Quem trocar ou esquecer algum nome, passará a ser
chamado pelo nome de um bicho. Por exemplo, gato. Quando tiverem
que se referir a ele, os seus vizinhos, em vez de dizerem seu nome,
devem chamá-lo pelo nome do bicho.O animador deve ficar atento e não deixar os participantes entediados. Quanto mais rápido se faz a entrega da flor, mais engraçado fica o jogo.

12- Jogos de bilhetes

Participantes: 7 a 20 pessoasTempo Estimado: 20 inutosModalidade:
Comunicação.Objetivo: Exercitar a comunicação entre os integrantes e identificar seus fatores.Material: Pedaços de papel com mensagens e fita adesiva.Descrição: Os integrantes devem ser dispostos em um círculo, lado a lado, voltados para o lado de dentro do mesmo. O coordenador deve grudar nas costas de cada integrante um cartão com uma frase diferente. Terminado o processo inicial, os integrantes devem circular pela sala, ler os bilhetes dos colegas e atendê-los, sem dizer o que está escrito no bilhete. Todos devem atender ao maior número possível de bilhetes. Após algum tempo, todos devem voltar a posição original, e cada integrante deve tentar adivinhar o que está escrito em seu bilhete. Então cada integrante deve dizer o que está escrito em suas costas e as razões por que chegou a esta conclusão. Caso não tenha descoberto, os outros integrantes devem auxiliá-lo com dicas. O que facilitou ou dificultou a descoberta das mensagens? Como esta dinâmica se reproduz o cotidiano? Sugestões de bilhetes:- Em quem voto para presidente? - Como se faz arroz?- Sugira um nome para meu bebê? - Sugira um filme  para eu ver?- Briguei com a sogra, o que fazer? - Cante uma música para mim?- Gosto quando me aplaudem. - Sou muito carente. Me dê um
apoio.- Tenho piolhos. Me ajude! - Estou com fome. Me console!- Dance comigo. - Estou com falta de ar. Me leve à janela.- Me descreva um jacaré. - Me ensine a pular.- Tem uma barata em minhas costas!- Dobre a minha manga.- Leia a minha sorte. - Quanto eu peso?- Estou dormindo, me acorde! - Me cumprimente.- Meu sapato está apertado.
Me ajude. - Quantos anos você me dá?- Quero um telefone. Que faço? -
Me elogie.- O que faz o síndico de um prédio? - Sou sósia de quem?-
Como conquistar um homem? - Veja se estou com febre.- Chore no meu ombro. - Estou de aniversário, quero meu presente.- Sorria para mim. - Me faça uma careta?

13- Explosão do coordenador

Objetivo: criar impacto nos participantes do grupo através de uma
dramatização exagerada, a fim de sentir melhor as reações dos
indivíduos.Tamanho: 30 pessoasTempo: 10 minutosDescrição: Escolhese qualquer tema que não será o principal da reunião e a uma certa altura do debate o coordenador para e diz "Vocês não estão se
interessando suficientemente. Estou até doente e cansado em ver esse comportamento, esse desinteresse caso não tomem maior seriedade, interrompo, agora mesmo, este debate!", após esse comentário todos estarão desconcertado e terão reações diferentes principalmente reprovando a atitude do coordenador. Após o primeiro impacto o coordenador, em seu estado natural deverá explicar que era uma dramatização para ver as reações dos indivíduos do grupo, e nisso seguirá a discussão, sobre as reações das pessoas com reação a
explosão do coordenador.* Indicado para grupos que já tenham uma
certa maturidade.

14- Dramatização

Objetivos: demonstrar o comportamento grupal dos membros
participantes; realizar um feedback de um participante com objetivo de melhor compreendê-lo.Tamanho: 30 pessoas.Tempo: 30
minutos.Descrição:1. O coordenador apresenta o assunto da
discussão;2. Após decorridos dez minutos, o coordenador orienta os
participantes para que, nos próximos dez a quinze minutos, cada um
procure identificar-se com o colega da direita, esforçando-se por imitá-lo na discussão;3. Cada participante tentará agir exatamente como o seu colega da direita, imitando seu comportamento no grupo;4. É da máxima importância que cada qual consiga identificar-se com seu colega;5. O mesmo exercício poderá ser feito, deixando liberdade para que cada participante faça a escolha do colega a ser imitado, cabendo aos outros reconhecê-lo.

15- Aulinha

Objetivo: desenvolver nos participantes a capacidade de improvisação, síntese, clareza e de avaliaçãoTamanho: 25 a 30 pessoasTempo: 35 minutosMaterial: o mesmo numero de temas para o de participantes do grupoDescrição: a AULINHA é dada quando o grupo tem dificuldade de expressão, é inibido e prolixo. Para isso o coordenador:1. Entrega a cada participante o tema, sobre o qual deverá expor suas idéias, durante dois ou três minutos;2. O membro participante anterior ou posterior dará uma nota ou conceito ao expositor, que será comunicada ao grupo no final do exercício;3. A AULINHA permite diversas variações, tais como:-
O coordenador em vez de dar a cada participante um título de tema para dissertar em público, poderá utilizar somente um tema, ou então vários temas mas com uma introdução para auxiliar as pessoas, ou até mesmoum texto para ser lido- Ou ainda pode-se utilizar uma folha em branco para que cada participante possa lançar nela no mínimo dois assuntos da atualidade, notícias recentes de jornais. A seguir recolherá os assuntos, que cada participante possa dar sua AULINHA, escolhendo um dos artigos constantes na papeleta.

16- Exercício da qualidade

Objetivos: conscientizar os membros do grupo para observar as boas
qualidades nas outras pessoas; despertar as pessoas para qualidades
até então ignoradas por elas mesmas.Tamanho: 30 pessoasTempo: 45 minutosMaterial: lápis e papelDescrição: o coordenador inicia dizendo que na vida as pessoas observam não as qualidades mas sim os defeitos dos outros. Nesse instante cada qual terá a oportunidade de realçar uma qualidade do colega.1. O coordenador distribuirá uma papeleta para todos os participantes. Cada qual deverá escrever nela a qualidade que no seu entender caracteriza seu colega da direita;2. A papeleta deverá ser completamente anônima, sem nenhuma identificação. Para isso não deve constar nem o nome da pessoa da direita, nem vir assinada;3. A seguir o animador solicita que todos dobrem a papeleta para ser recolhida, embaralhada e redistribuída;4. Feita a redistribuição começando pela direita do coordenador, um a um lerá em voz alta a qualidade que consta na papeleta, procurando entre os membros do grupo a pessoa que, no entender do leitor, é caracterizada com esta qualidade. Só poderá escolher uma pessoa entre os participantes.5. Ao caracterizar a pessoa, deverá dizer porque tal qualidade a caracteriza;6. Pode acontecer que a mesma pessoa do grupo seja apontada mais de uma vez como portadora de qualidades, porém, no final cada qual dirá  em público a qualidade que escreveu para a pessoa da direita;7. Ao término do exercício, o animador pede aos participantes depoimento sobre o mesmo.

17- Diagrama de integração

Objetivo: apresentar uma ilustração gráfica do relacionamento dos
membros de um grupo.Tamanho: 25 pessoas.Tempo: 15-20
minutos.Material: lápis ou caneta, papel e cartolinaDescrição: o
coordenador distribui um papel para todos, afim de que nele se escreva o nome da pessoa mais importante para o sucesso do grupo, ou ainda, da pessoa do grupo cujas idéias são mais aceitas; o papel deve ser assinado de forma legível; recolhido os papeis, será feito um diagrama no quadro-negro ou cartolina, marcando com um círculo o nome do participante escolhido, e com uma flecha, a iniciar-se com o nome da pessoa que escolheu, indo em direção à escolhida

18- Um trabalho em equipe

Objetivo: demonstrar a eficiência de um trabalho de equipe.Tamanho: 5 a 7 pessoasTempo: 30 minutosMaterial: uma cópia para cada membro da avenida complicada, canetaDescrição:1. A tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que resolva com máxima rapidez o problema da avenida complicada;2. O coordenador formará subgrupos de 5 a 7 pessoas, entregando a cada participante uma cópia da avenida complicada;3. Todos os subgrupos procurarão resolver o problema da avenida complicada, com a ajuda de toda a equipe;4. Obedecendo as informações constantes da cópia a solução final deverá apresentar cada uma das cinco casa caracterizadas quanto a cor, ao proprietário, a condução, a bebida e ao animal doméstico;5. Será vencedor da tarefa o subgrupo que apresentar por primeiro a solução do problema;6. Terminado o exercício, cada subgrupo fará uma avaliação acerca da participação dos membros da equipe na tarefa grupal;7. O coordenador poderá formar um plenário com a participação de todos os membros dos
subgrupos para comentários e depoimentos.
A avenida complicadaA tarefa do grupo consiste em encontrar um
método de trabalho que possa resolver, com a máxima brevidade
possível, o problema da avenida complicada.Sobre a avenida complicada encontram-se cinco casas numeradas; 801, 803, 805, 807 e 809, da esquerda para a direita. Cada casa caracteriza-se pela cor diferente, pelo proprietário que é de nacionalidade diferente, pela condução que é de marca diferente, pela bebida diferente e pelo animal doméstico diferente.As informações que permitirão a solução da avenida complicada são:- As cinco casas estão localizadas sobre a mesma avenida e no mesmo lado.- O mexicano mora na casa vermelha,- O peruano tem um carro mercedes-benz,- O argentino possui um cachorro,- O chileno bebe coca-cola,- Os coelhos estão a mesma distância do cadilac e da cerveja,- O gato não bebe café e não mora na casa azul,- Na casa verde bebe-se whisky,- A vaca é vizinha da casa onde se bebe coca-cola,- A casa verde é vizinha da casa direita, cinza,- O peruano e o argentino são vizinhos,- O proprietário do volkswagem cria coelhos,- O chevrolet pertence a casa de cor rosa,- Bebe-se pepsicola na 3 casa,- O brasileiro é vizinho da casa azul,- O proprietário do carro ford bebe cerveja,- O proprietário da vaca é vizinho do dono do cadilac,- O proprietário do carro chevrolet é vizinho do dono do cavalo.

19- Teste de resistência à pressão social

Objetivo: criar na pessoa a capacidade, o equilíbrio e a maturidade
suficientes para aceitar críticas, superar impasses, pessimismos,
desânimos, censuras sociais e outras.Tamanho: 30 pessoasTempo: 40 minutosDescrição: este exercício é muito válido, sendo aplicado depois que o grupo já atingiu um determinado grau de solidariedade e conhecimento mútuo, e sendo por todos aceito. Para sua realização:- Dois ou três participantes, voluntários ou escolhidos pelo grupo, um de cada vez implacavelmente vai a passarela em frente de cada participante e diz-lhe tudo o que lhe parece saber, os aspectos positivos, negativos e reticências;- Havendo tempo e interesse, é ótimo que todos o façam, constituindo, assim, tantas "fotos" de cada indivíduo, quantos forem os participantes;- Este exercício permite, entre outras, a seguinte variação: o coordenador poderá pedir que cada participante aponte os aspectos positivos, negativos e reticências do seu colega sentado à direita.

20- A tempestade mental

Objetivos: gerar grande número de idéias ou soluções acerca de um
problema, evitando-se críticas e avaliações, até o momento oportuno;
processar os resultados de uma sessão de tempestade mental;Tamanho:6 pessoas;Tempo: 1 hora;Material: papel, caneta, cartolina;Descrição: coordenador inicia dando um exemplo prático:1. O coordenador forma subgrupos de aproximadamente seis pessoas. Cada subgrupo escolherá um secretário que anotará tudo;2. Formados os subgrupos, o coordenador dirá as regras do exercício: não haverá crítica durante todo exercício, acerca do que for dito; quanto mais extremada a idéia, tanto melhor, deseja-se o maior número de idéias.1ª fase:- O coordenador apresenta o problema a ser resolvido. Por exemplo: um navio naufragou, e um dos sobrevivente nadou até alcançar uma ilha deserta. Como poderá salvar-se: o grupo terá 15 minutos para dar idéias.2ª fase:-
Terminado, o coordenador avisa que terminou o tempo e que a crítica é proibida. Inicia-se a avaliação das idéias e a escolha das melhores.3ª fase:- No caso de haver mais subgrupos, o animador pede que seja organizada uma lista única das melhores idéias.4ª fase:- Forma-se o plenário. Processa-se a leitura das melhores idéias, e procura-se formar uma pirâmide cuja base serão as idéias mais válidas.

1. Título: Nomes e Virtudes

Esse quebra-gelo é ótimo para célula que estão iniciando ou com muitos visitantes de primeira vez.
Cada membro da célula fala o seu nome um uma qualidade com a primeira letra do seu nome. Ex: o primeiro diz Pedro-perseverante. O 2º diz Pedro-perseverante e Lucia-linda. O ultimo terá que dizer o nome de todos com as suas respectivas qualidades.

2. Título: Nomes e Frutas

O líder pede para que cada pessoa do grupo se apresente, seguindo o sentido anti-horário. Cada pessoa deve se apresentar dizendo o seu nome e o nome de uma fruta que tenha alguma ligação com a sua vida. Exemplo: João Manga. (Em seguida explica o porque Manga). Porque a manga é uma fruta que desperta o apetite nas pessoas. E eu penso que como crentes devemos despertar o apetite espiritual nos outros. (obs.: Não padronize o que as pessoas devem dizer, qualquer ligação poderá ser feita. Lembre-se o objetivo e tirar a tensão da reunião e não estudar o valor nutritivo das frutas).

3. Título: Apresentação Criativa

Peça para cada pessoa fazer uma apresentação criativa, que informe três ou quatro aspectos da sua vida. O líder deve começar para ser o modelo. Exemplo: "Eu sou Marcos, estou vivendo um excelente tempo com minha família, e há 2 anos atrás minha idade era o DDD da Embratel".

4. Título: Apresentação Invertida

Divide-se o grupo em dupla. As duplas terão um minuto para conversar entre si. Depois uma pessoa ficará sentada e a outra em pé atrás dela. A pessoa que estiver em pé fará a apresentação da pessoa que estiver sentada como se ela fosse a própria pessoa. Ela fará observações que tirou sobre a pessoa durante a conversa. É uma sensação muito interessante para o grupo ouvir outra pessoa falar em seu lugar.

5. Título: Minha vida num objeto

O líder separa vários objetos diferentes(colher, grampeador, calculadora, copo, etc.) Explica que o desafio de cada pessoa é falar seu nome e relacionar sua vida ou o momento que está vivendo com o objeto mostrado. A cada pessoa que falar, ele vai mudando o objeto. Se a pessoa demorar a falar, ele pula para a próxima pessoa.(Ex.: pente – o pente é para desembaraçar a minha vida- régua – para medir minhas palavras – Chave – para abrir mais o meu coração para Deus...
Moral: Você pode tirar diversas lições desse quebra-gelo. Ele pode ser muito engraçado, mas pode se tornar também uma confissão. Use da forma que o Espírito direcionar a reunião.